segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comportamento sintaxual: uma análise sem preconceitos.

- Então doutor, assim, eu sou um verbo transitivo direto, mas ultimamente meu predicado verbal anda tão sem graça...simplesmente a minha transitividade não me apetece mais! Ando curioso.
- Entendo. E você já considerou a possibilidade de ser um verbo transitivo direto e indireto?
- Eu? Nunca! Imagine que eu colocaria uma preposição na frente do meu objeto!
- Não há motivo para preconceito, hoje em dia é comum de muitos verbos querer os dois objetos em seu predicado.
- É mesmo?
- Sim. Muitos sujeitos abrem mão de serem ativos para se tornarem objetos na passiva. O número de sujeitos indeterminados cresce todos os dias.
- Então a minha morfologia transitiva é mais-que-pefeita?
- Claro. E se você quiser se subordinar a novas orações, experimentar diferentes complementos, usar artigos indefinidos e adjuntos, sejam eles de intensidade ou lugar, apenas lembre de se prevenir contra as consecutivas e concessivas.
- Puxa vida doutor, até já me sinto mais composto!


Nenhum comentário: